segunda-feira, 4 de julho de 2011

Autonomia - Note & Netbooks !

Para os usuários que sempre reclamaram das autonomias das baterias de seus equipamentos portáteis, eis uma possível solução para uma futura autonomia de seu equipamento: Materiais Piezoelétricos.
embora não seja uma tecnologia nova ou surpreendente, os matertiais piezoelétricos são capazaes de gerar energia elétrica que "carregaria" o portátil enquanto o usuário digita ou clica em seu mousepad.
Abaixo, deixarei duas informações, uma referência da Wikipedia sobre materiais piezoelétricos e um artigo recente falando sobre a aplicação em computadores.

Piezoeletricidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem corrente elétrica por resposta a uma pressão mecânica. O termo deriva da palavra grega piezein, que quer dizer espremer ou pressionar. O efeito piezoelétrico é reversível pois os cristais piezoelétricos, quando sujeitos a uma voltagem externa, podem sofrer variações de forma. A deformação, cerca de 0,1% da dimensão original em PZT, tem aplicações importantes, tais como a produção e deteção de sons, geração de altas-voltagens e geração de frequência eletrônica.

Para mais dados, consultar o link da WIKI en: 
http://en.wikipedia.org/wiki/Piezoelectricity

Notebook recarrega com o movimento de digitar

A tecnologia está sendo desenvolvida na Austrália e vai usar cristais piezoelétricos
por Redação Galileu
   Reprodução

Você digita no seu notebook o dia inteiro, e ele recarrega sem estar ligado à tomada. Esta é a ideia de pesquisadores da Universidade RMIT, na Austrália. Eles estão trabalhando em revestimentos aos computadores que podem converter energia mecânica em elétrica.

Uma película fina de cristais piezoelétricos – os mesmo usados em isqueiros elétricos para criar uma chama – cobrindo as teclas dos notebooks já seria suficiente para tornar o movimento de digitar um gerador de energia.

Este efeito poderia ser integrado ainda em outros objetos, como em tênis de corrida para carregar telefones celulares, por exemplo. O obstáculo encontrado, porém, é que a tecnologia ainda tem um custo de fabricação muito alto, mas não está descartado para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário