terça-feira, 3 de maio de 2011

Doenças: Amidalite x Faringite

Para os que não ficaram sabendo, passei a semana passada quase que toda ausente do trabalho devido a dois problemas: amigdalite e faringite.

Mas afinal, o que são estas "Í T E S"

São inflamações de locais ou tecidos devido a presença de bactérias ou então de vírus.

Algumas vezes pegamos uma amigdalite que nos incomoda demais devido a irritação na garganta. Afinal a amígdala é a primeira defesa do organismo depois da boca.

Algumas vezes pegamos uma faringite que nos incomoda com um inchaço ou coceira na região do pescoço perto do "pombo de adão" para os homens.

As inflamações normalmente acarretam em febre, dores no corpo, perda do apetite dentre outros sintomas.

Meu problema? Peguei ambas... Depois de 6 dias de molho, finalmente começa a voltar a comer. Sim fiquei praticamente 6 dias comendo nada ou quase nada. Porque? Porque qualquer coisa que passasse pela minha amígdala ou faringe parecia como uma bola prego com vidro. Nem a minha própria saliva conseguia engolir.

Bom... chega de ficar lembrando de coisas péssimas como estas...segue abaixo algumas informações sobre estas doenças:

" AMIGDALITE

As amígdalas são uma massa de tecido linfóide de forma ovalada situadas na parte posterior da garganta. Elas fazem parte do sistema imunitário e são uma componente importante na aquisição de defesas do organismo contra as infecções. Juntamente com os adenóides, as amígdalas protegem contra as infecções do tracto respiratório superior.
As amígdalas desenvolvem-se gradualmente a partir do nascimento e atingem a sua dimensão máxima cerca dos 7 anos de idade. As amígdalas fazem parte do sistema linfático de waldeyer. São ricas em tecido linfóide, participando na produção de linfócitos B e linfócitos T (responsáveis pela imunidade).
Os linfócitos B estão ligados à produção de anticorpos séricos específicos, como as: IgG, IgA, IgM, IgD e IgE, ao se transformarem em plasmócitos, por estímulos antigénicos. Assim as amígdalas e a faringe, fazem parte dos mecanismos de protecção imunitária do organismo, através de suas formações linfóides.

O QUE SÃO AMIGDALITES ?

São um processo infeccioso da garganta que atinge isoladamente as amígdalas palatinas.

TIPOS DE AMIGDALITES:

Amigdalites agudas
Amigdalites crónicas

AMIGDALITES AGUDAS: Amigdalite banal ou eritematosa - de origem víral (Adenovírus, Epstein-barr, Citomegalovírus, vírus da parotidite.......), e quando o vírus diminui as resistências locais, pode predispor a outra infecção por bactérias e formação de pontos brancos purulentos – Amigdalite eritemato-pultácea ( Streptococos, tafilococos, Pneumococos, Influenza).

AMIGDALITES CRÓNICAS: Amigdalite críptica Chama-se à inflamação crónica das amígdalas e traduz-se por hipertrofia e presença de massas caseosas nas críptas amígdalinas, com odor fétido causado por germes banais, saprófitas, aeróbios, anaeróbios, germes específicos, bacilo de kock, e muitas vezes por compostos de células epiteliais de descamação, restos alimentares e neutrófilos degenerados, denominadas de caseum.

SINTOMAS

Os sintomas da amigdalite podem variar bastante dependendo da causa da infecção e podem ocorrer subitamente ou progressivamente. Os sintomas mais comuns são:
Dor de garganta
Febre (alta ou baixa)
Dor de Cabeça
Diminuição do Apetite
Mal-estar geral
Náuseas e vômitos
Dor no pescoço
Vermelhidão na garganta com ou sem pontos de pus
Febre entre 37.1 a 41.5 graus Celsius
Secreção purulenta (pus) nas amígdalas
Cultura para bactérias positiva para Streptococcus "



" FARINGITE

A faringite é uma inflamação da garganta (faringe) normalmente causada por um vírus, mas também comumente causada por bactérias.

A faringite pode ocorrer em infecções virais (p.ex., resfriado comum, gripe e mononucleose infecciosa) e em infecções bacterianas (p.ex., faringite estreptocócica) e por doenças sexu-almente transmissíveis (p.ex., blenorragia [gonorréia]).

QUADRO CLÍNICO

As faringites de origem viral predominam no outono e no inverno. Chamadas habitualmente de angina vermelha, começam com um quadro febril, mal-estar geral, ardor na garganta e dor ao engolir. Ao inspecionar a boca, observa-se sua parte posterior congestionada e de cor vermelha intensa.
Nas de origem bacteriana, o quadro começa subitamente com irritação na garganta, dor e dificuldade para engolir, febre de 38,5 a 39,5 graus centígrados, náuseas e vômitos, dores de cabeça e, em alguns casos, dor abdominal.
A observação da faringe mostra uma congestão acompanhada de uma secreção branco-cinzenta.
A febre desaparece em 3 a 5 dias, e os demais sintomas em uma semana.

TRATAMENTO

Para alívio da dor e diminuição da febre, são indicados medicamentos analgésicos e antipiréticos, como a aspirina ou o paracetamol.
A necessidade do repouso, seja absoluto ou relativo, depende do estado geral.
Em caso de faringite de origem bacteriana, deve-se ministrar um tratamento à base de antibióticos para erradicar o microorganismo causador e evitar complicações. Os mais utilizados são as penicilinas, os macrolídeos e as cefalosporinas.Em caso de alergia às penicilinas pode-se utilizar a eritromicina ou a clindamicina. Esta última deve ser usada com precaução, devido aos efeitos secundários que podem aparecer.
O tratamento com antibióticos é muito eficaz para a prevenção da febre reumática, complicação do estreptococo beta-hemolítico do grupo A. "




Nenhum comentário:

Postar um comentário