segunda-feira, 18 de abril de 2011

Máquinas X Sensores X Inteligência ?


Depois de assistir a diversas séries de filmes que contam como a evolução das máquinas chega ao ponto de superar seus próprios criadores ("Terminator", "Short Circuit", "red Planet" dentre outros), questionamos se um dia chegaremos a tal estado da arte que simularia uma "inteligência artificial ou uma lógica de programa eficiente suficiente para a realização de tarefas sobre humanas.

Bom... Com certeza depois de ler a reportagem que saiu na INFO deste mês, passamos a acreditar um pouco mais que essas tecnologias podem chegar antes que viremos pó.

Videos Interessantes, quase Fantásticos:



Segue a reportagem publicada na INFO:

"Robôs voadores fazem malabarismo em equipe
Câmeras e computadores são usados para controlar aparelhos de maneira remotapor New Scientist


Os mestres dos robôs que voam parecem ter um senso de humor interessante. No vídeo abaixo, você pode observar dois quadcopters, robôs voadores com quatro hélices, jogando bola um para o outro, tudo graças a um software desenvolvido pelo engenheiro Sergei Lupashin em Zurich, na Alemanha.



Robôs controlados por computador

As máquinas não conseguem equilibrar a bola perfeitamente. Eles deixam a bola cair muitas vezes, mas a equipe de Lupashin está constantemente aperfeiçoando o sistema e testando sua máquina em uma área de voo.


A posição dos helicópteros e da bola são monitoradas por câmeras e transmitidos a um computador. O software calcula a trajetória da bola e como as duas máquinas devem se movimentar para manter a bola no ar. Em seguida, envia os comandos para os helicópteros, que voam sem o controle humano.


De acordo com Lupashin, fazer com que os robôs acertem a bola é difícil porque eles usam as raquetes presas ao centro de gravidade. Para cada acerto, eles têm de mover toda a estrutura na posição correta. "Imagine jogar tênis e tentar acertar a bola com a raquete presa ao seu peito. Esse é o equivalento humano ao que o robô está fazendo", explicou. (...) "

Nenhum comentário:

Postar um comentário