quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Redes Sociais - Tudo na Dose Certa

Normalmente se diz que tudo na dose certa não faz mal algum... Pode até ser que seja verdade, mas o que fazer quando algo que deveria ser saúdavel e prazeroso torna-se incoscientemente algo prejudicial ao nosso ser?

Para aqueles que acham que estou falando de drogas, excesso de atividades físicas, dormir demais ou comer demais estão enganados. Trata-se das tão famosas redes sociais.

Tenho diversos amigos que podem ser considerados "populares" ou "prefeitos" dentre muitos outros adjetivos. No entanto não são esses que normalmente são os mais prejudicados e sim aqueles que sentem uma carência de atenção ou amigos.

Publicada em uma matéria na Galileu Virtual, uma matéria que fala sobre os vícios das redes sociais e os males que estas tem causado pode ser encontrada logo abaixo.

Pessoal... tudo com moderação... ^_^.

"Facebook causa estresse e ansiedade, diz pesquisa
Estudo mostra que pessoas não saem das redes sociais com medo de perder algo interessante

Você já se pegou checando o Facebook de quinze em quinze minutos, só para ver se há alguma coisa nova? Assim como muitos usuários das redes sociais, você gasta um bom tempo pensando no que colocar no site para que seus contatos leiam? Participantes assíduos de redes sociais costumam colecionar centenas de amigos e postar fotos em situações felizes, mas esses relacionamentos virtuais podem trazer muito estresse e ansiedade.

Editora Globo
Pesquisadores Universidade Edinburgh Napier, na Grã-Bretanha, entrevistaram 200 estudantes que costumam usar o Facebook e outras redes sociais e constataram as situações que mais geram estresse.

Dos alunos questionados, 12% disseram não gostar de receber pedidos de amigos novos; 63% demoram para responder a esses pedidos; um em cada dez disse que o site deixa ansioso e três em cada dez disseram sentir culpa por não aceitar um pedido de amizade.

Os pesquisados afirmaram que se sentem pressionados para fazer atualizações criativas e não gostam de aplicar regras de etiquetas virtuais para amigos diferentes.

Os pesquisadores então questionaram: "se o Facebook gera tanto estresse, por que você continua nele?".

A maioria respondeu que usa o site para ficar em contato com amigos e não deleta a conta porque não quer perder nada de interessante ou ofender outras pessoas. Essa pressão mantém os usuários em um tipo de "limbo neurótico", segundo a pesquisa. Eles ficam sem saber o que fazer, se entram e checam se há algo importante a ser visto ou se deixam o site de lado, dizem os pesquisadores.

Outro resultado encontrado foi que as pessoas com mais contatos são as que passam mais tempo no site e também as mais estressadas. Os pesquisadores supõe que os usuários ficam estressados por causa da estrutura do site, centrada na pessoa. É como se você estivessee em um site de notícias sobre você mesmo. Quanto mais contatos, maior a audiência e maior é a pressão para produzir algo interessante sobre si. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário