segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aos Viciados em Exercícios !

Já faz algum tempo que existe uma divisão de opiniões com relação aos alongamentos por parte de fisioterapeutas, médicos e especialistas na área da saúde esportiva.

No campo da fisioterapia, as filosofias mais "conservadoras" se inclinam para necessidade dos alongamentos antes e após os exercícios para a prevenção dos acidentes, contusões e possíveis danos a musculatura corporal dos atletas. Em contra partida, os pensamentos mais "modernos" dos fisioterapeutas afirmam que o alongamento excessivo antes dos exercícios pode até mesmo ser prejudicial e causar lesões a musculatura se feitas antes dos exercícios.

Aparentemente existe um consenso quanto a realizaçao dos alongamentos após os exercícios. O Alongamento após as atividades ajudaria a abertura das fibras musculares que ajudariam a drenar dos músculos o excesso de ácido lático produzido durante a atividade.

Em recente publicação na revista Galileu, estudos dizem que alongamentos antes de correr não previne lesões mas que modificar rotinas abruptamente por causa das reportagens pode trazer prejuizos.


"Alongamento antes de correr não previne lesões, diz estudo

Não se deve, porém, parar o aquecimento se ele já faz parte da rotina porque a mudança pode trazer prejuízos
por Redação Galileu

Alongar-se antes de uma corrida é muito comum entre atletas profissionais ou amadores do mundo todo. Pesquisadores revelaram, porém, que o aquecimento não previne lesões como se imaginava.

   Reprodução

Por outro lado, se já faz parte da rotina do indivíduo se alongar, não é aconselhável parar de uma hora para outra. Apesar da prática não impedir nem causar lesões, o corredor pode se machucar se mudar a técnica.

O estudo analisou 2.729 pessoas que correm 10 ou mais quilômetros por semana e as separou em dois grupos: 1.366 se aqueciam antes de correr e 1.363 não faziam nenhum tipo de alongamento. O aquecimento consistia em alongar alguns músculos da perna, durante 3 a 5 minutos, imediatamente antes da corrida.

No final, a experiência constatou que o aquecimento não prevenia e nem causava nenhum tipo de prejuízo ao corredor. Por outro lado, detectou alguns fatores que podem ser responsáveis por danos, como histórico de ferimento ou lesão corporal nos últimos quatro meses e alto índice de massa corpórea (IMC).

A mudança na rotina do alongamento também foi apontada como um fator perigoso. As pessoas que costumavam se aquecer no dia a dia e, no experimento, foram colocadas no grupo dos que não deviam exercer a prática se mostraram mais propensas a ter alguma lesão.

"Apesar de os corredores que mudaram suas rotinas terem mais chance de apresentar uma lesão do que aqueles que não mudaram, o grupo que parou de se alongar teve ainda mais lesões relatadas, o que mostra que uma mudança imediata na prática pode ser mais importante do que a prática em si.", explica o Dr. Daniel Pereles, autor da pesquisa.

Os resultados foram apresentados no Encontro Anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS) de 2011."

Nenhum comentário:

Postar um comentário