quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Muitos ainda acreditamque o mundo acabará em 2012.
Alguns utilizam estas hipóteses para justificar alguns comportamentos ou atitudes...
Mas se refletirmos um pouco mais... Tudo tem fim... Certo?

Até os endereços de internet tem fim....
Pelo menos é a previsão para este ano.... e calma... fim dos endereços para o protocolo atual de endereçamentos IPV4 (Internet Protocol version 4).

O que se vê é um desenvolvimento e migração do IPV4 para o IPV6 por parte dos grandes provedores de acesso a internet..... agora.... e as empresas de software e hardware... estarão preparadas para tal mudança... a curtíssimo prazo? Veremos...

Entenda um pouco da preocupação vivida pelos adoradores de tecnologia lendo a reportagem da Galileu Online abaixo.


Os endereços da internet estão acabando? 

A solução é o IPv6. Mas nossos aparelhos irão aceitar os novos endereços da internet? Quando você digita galileu.globo.com em um navegador, seu provedor de internet procura o endereço de IP (protocolo de internet) - uma série de números separados em grupos de até três por pontos, como 208.80.152.130 - correspondente a este domínio. Esse número diz ao seu provedor onde ele pode encontrar o site da Galileu, funciona como um endereço.


Mas há um problema, os pesquisadores do pentágono conceberam originalmente a internet para ter endereços de IP com dígitos de 32 binários (base 2) – o 32-bit – compostos de “1” e “0”. Traduzindo para números decimais – calculando 2 elevado a potência 32 –, significa que temos 4.294.967.296 possíveis endereços de internet. Esse é o limite do protocolo de Internet Versão 4 (Ipv4).


Editora Globo

Com o crescimento da internet nos anos 1990, ficou claro que os endereços do IPV4 não seriam suficientes. Em 1998, Internet Engineering Trask Force, comunidade internacional preocupada com a arquitetura da internet, determinou um novo padrão chamado IPv6. Ele teria endereços de 128-bit de comprimento, ou seja, 2 elevado a 128 ( o mesmo que 340.282.367.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 ou 314 undecilhões) de endereços possíveis.

O problema é que estamos chegando ao fim dos endereços do IPv4 e pouco tem sido feio para tornar os equipamentos de acesso à internet capazes de “entender” os endereços do tipo 128-bit. E a Internet Assigned Numbers Authority, organização mundial que regula a atribuição de IPs, disse hoje que está se preparando para distribuir os últimos cinco lotes de endereços IPv4 a cinco agências de registro regionais. Por isso, estima-se que os endereços IPv4 possam chegar ao fim ainda este ano.

Mas nem tudo está perdido, algumas multinacionais estão comprando vários endereços de IPv4 que não irão utilizar e que irão vender aos provedores de acesso à internet. O problema é que, quando um recurso se torna escasso, seu preço aumenta – ao menos, até a chegada dos endereços IPv6.

Enquanto os provedores de internet estão silenciosamente mudando sua infraestrutura para o IPv6 há alguns anos, fabricantes de software, computadores, roteadores e outros equipamentos podem não estar fazendo o mesmo. Isso significa que muitos de nós podemos estar usando gadgets que não funcionarão com endereços IPv6.

Teremos uma ideia da escala do problema no meio do ano quando Yahoo, Facebook e Google farão o “Dia Mundial do IPv6”. As empresas irão colocar seus endereços no formato IPv6 em um evento público para detectar todos os problemas possíveis que usuários vão enfrentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário