segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cubo de Rubik (Cubo Mágico)

O Cubo de Rubik ou mais comumente conhecido como "Cubo Mágico" é um problema de lógica um pouco sofisticado já que conta com problemas a serem resolvidos em um espaço tridimensional.

Diferentemente de diversos quebra-cabeças que precisam ser ordenados, uma modificação em uma das dimensões do problema pode alterar todas as configurações das outras soluções das outras faces.

O que muitos procuram depois de um certo tempo com o problema engasgado em suas mãos é um algorítimo de resolução do problema mas será que ele existe?

Para os cubos tradicionais sim, existe um algorítimo com uma sequência de movimentos repetitivos que permitem que o cubo se auto resolva sem que exista nenhum raciocínio lógico em sua montagem.

Para entender um pouco melhor as possibilidades de resolução, acesse a matéria completa da Tecnomundo que mostra como é possível resolver o problema ainda em menos de dois minutos.

Fonte: Tecnomundo


Que tal tentar impressionar em festinhas de criança? Com a sequência de movimentos bem aprendida e executada em uma velocidade altíssima, pode parecer até mesmo um passe de mágica ou então ser considerado um espetáculo apresentável em TVs como foi feito pelo autor do vídeo acima e abaixo, Renan Cerpe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário