Grandes centros de armazenamento de dados (Data Centers) hoje em dia são responsáveis pelo consumo contínuo de grande volume de energia para manter o serviço online mesmo que o conteúdo não esteja sendo acessado ou utilizado.
A estimativa feita é a de que estes centros de dados são responsáveis pelo consumo de 1,3% da energia elétrica mundial (Referência 2010 TechTheFuture). Estimasse que o consumo elétrico em 2010 tenha sido de aproximadamente 235 Bilhões kWh.
Além da capacidade de geração de energia, existe a questão de custos relacionados a consumo tão elevado de energia de modo passivo que chega a um custo anual, nos Estados Unidos, de US$800,00 para um servidor de 400W, totalizando em uma perda financeira de US$24.7 Bilhões por ano em data centers no mundo. (Referência Data Center Journal).
Por acaso na segunda-feira passada estávamos eu e alguns amigos almoçando conversando sobre efici
eficiência energética e outras questões relacionadas ao mundo da eletricidade quando foi levantado o seguinte questionamento acerca do assunto:
Como economizar ou deixar de perder tanta energia "desperdiçada" nos data centers?
Diversas idéias foram levantadas, mas nenhuma apontada como a solução final para o problema do custo-benefício da solução.

A nanotecnologia pode ser a solução para diversos problemas e os dois principais focos destas tecnologias tem impactado diretamente a área de eletrônicos porém indiretamente tem impactado significativamente nas áreas de Saúde e Energia.
Referência de Uso de Nanotecnologia na área de Saúde
Referência de Uso de Nanotecnologia na área de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário