sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Possibilidades - Limpeza Sustentável

Muitas e muitas pessoas (inclusive eu mesmo), sonhavam em ficar um pouquinho mais de tempo brincando, se divertindo com os amigos, viajando... enfim... já tinhamos um senso de economia de tempo muito peculiar.

Com o crescente problema mundial de falta de água, locais de difícil acesso a infraestrutura de saneamento básico dentre outros motivos, surgiu a partir de uma pesquisa de um sul-africano um "produto" muito, MUITO interessante.

Preocupado com a falta do recurso natural água em sua região, Ludwick Marishane desenvolveu um "banho a seco com gel". Isso mesmo, ao invés de gastar litros ou então qualquer quantia de água para realizar esta atividade cotidiana para muitos, seria possível se higienizar somente com um banho do produto "Dry Bath" patenteado pela empresa Head Boy.

De certo que o produto foi desenvolvido com fins sustentáveis e de uso para comunidades necessitadas, no entanto, em uma sociedade na qual o tempo se torna cada vez mais escasso, não deixa de ser uma solução bem interessante para emergências.

Com inúmeras possibilidades de aplicação (militar, kits de sobrevivência, kits escritórios, kits academis, kits corridas dentre muitos outros), o produto ainda proporciona a sensação de frescor pós banho o que seria fenomenal se disponibilizado para atletas após suas atividades físicas.

Leia mais na matéria que foi publicada na Galileu


Jovem sul-africano inventa o banho sem água

Ludwick Marishane ainda está na faculdade, mas já inventou um produto que está levando higiene à quem mais precisa

Editora Globo
Tudo começou com um amigo que relutava em tomar banho frio no inverno. Não se tratava de birra de criança mimada, mas sim de dois jovens que moravam em uma comunidade rural no meio da África do Sul e tinham que conviver com as péssimas condições de saneamento básico do local. “E se alguém inventasse um jeioto de tomar banho sem a gente ter que se molhar?”, o amigo perguntou. A sorte é que o interlocutor era Ludwick Marishane, o futuro inventor do Dry Bath, um gel que já está mudando o conceito de banho.


O produto é composto de biocida (conservante que combate a propagação de fungos e bactérias), flavonoides (substâncias anti-inflamatórias) e hidratante. Ao contrário daquele gel de limpar a mão, o Dry Bath não deixa um cheiro forte de álcool e sim um aroma agradável, que imita aquela sensação gostosa pós banho.
A invenção já está patenteada e até uma empresa foi criada para comercializá-la, a Head Boy . Um pacote como o da foto acima sai por 0,50 centavo de dólar para vilarejos e comunidades rurais, e 1,50 dólar para empresas. Além do óbvio propósito social da coisa ( a falta de higiene leva à uma série de doenças), outras finalidades já estão sendo levadas adiante, como o ramo hoteleiro, linhas aéreas e exércitos.
Ludwick está no último ano do curso de Administração da Universidade de Cape Town, na África do Sul. Em 2011 ele ganhou o prêmio da Global Student Entrepreneur Awards, como maior jovem empreendedor do planeta. No mesmo ano, o Google Zeitgeist Young Minds o escolheu como um dos 12 jovens com idéias mais inovadoras em prol de um mundo melhor. E mais limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário