segunda-feira, 23 de julho de 2012

Energia Solar - Nova Tecnologia

Pesquisadores de uma Universidade americana conseguiram construir uma célula fotovoltaica com rendimento de 4% com 70% de transparência.

De fato que os 4% são ainda bem pequenos, no entanto, imaginem a quantidade que energia que poderia ser gerada caso todos as superfícies vidradas fossem feitas deste material (edificações, automóveis, etc...)

Segue abaixo a matéria da INFO com mais informações:

Link: INFO

Universidade cria célula solar transparente



São Paulo - Usando um novo tipo de polímero para célula celular, pesquisadores da universidade norte-americana UCLA conseguiram uma conversão de energia de 4% em uma superfície com 70% de transparência.
De acordo com o estudo na ACS Nano, a tecnologia pode ser implementada em sistemas fotovoltaicos para eletrônicos portáteis. Isso significa que, em algum ponto, janelas podem ser convertidas em geradores de energia ou para produzir smartphones auto-suficientes.
A transparência é possível graças ao polímero sensível a luz infra-vermelha. Desse modo, raios infra-vermelhos são absorvidos para a geração de energia, deixando os outros raios que compõe a luz visível percorrerem seu caminho.
Para transportar a energia sem perder a transparência, os pesquisadores utilizaram uma tecnologia que combina nanofios de prata e nanopartículas de dióxido de titânio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário