quinta-feira, 26 de julho de 2012

Energia Renovável - Usina Maremotriz

Com a crescente demanda de energia elétrica pelo mundo, a previsão de término de algumas fontes de geração de energia por combustíveis não renováveis e a preocupação com as condições ambientais cada vez mais presente nos âmbitos políticos, a sociedade procura por fontes de energia renováveis alternativas que possuem alguma viabilidade técnica-econômica suficiente para sustentar o planeta.

Depois dos grandes investimentos nas energias eólicas e solares, foi implantada nos Estados Unidos a primeira Usina de geração maremotriz (energia dos mares).

Mesmo em potência não significativa de geração, a implantação prevê mudanças nos focos somente da geração eólica e solar.

Link: Tecmundo

Estados Unidos inauguram a primeira usina movida a ondas do mar
Instalado na baía de Cobscook, o projeto é a primeira iniciativa comercial do gênero.

Quando ouvimos falar em energia limpa, logo nos lembramos da energia solar e da energia eólica. Mas, além do calor do nosso Astro-Rei e da força dos ventos, existem alternativas viáveis aos combustíveis fósseis que ainda não foram muito bem aproveitadas. Um bom exemplo disso é o mar — mais especificamente, as ondas.

Os Estados Unidos estão inaugurando um projeto no Maine, o TidGen Cobscook Bay Project, que é o primeiro projeto comercial desse tipo a ser implantado no país. As turbinas serão posicionadas entre 10 e 30 metros de profundidade, aproveitando os 100 bilhões de toneladas de água que circulam todos os dias na baía de Cobscook.

Quando finalmente entrar em funcionamento, o equipamento será conectado à rede de eletricidade local e deve alimentar cerca de 100 residências. O objetivo do projeto no futuro é instalar mais turbinas para ampliar ainda mais a captação de energia das ondas, chegando a atingir até 3 megawatts de força, o que será suficiente para iluminar mais de mil residências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário