sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tecnologia - Mais uma Dimensão?

Depois da revolução dos cinemas 3D que proporcionam profundidade das imagens, surgiram os cinemas 4D, aqueles que proporcionavam algumas sensações como água ou vento ou coisas do gênero ao espectador.

Para os mais vidrados em jogos ou que esperavam que a interação entre humano e mundo virtual fosse maior, aparentemente a realidade e a virtualização das sensações já estão muito próximas.

Depois de ler a matéria abaixo, quero ver quem realmente vai querer jogar jogos no estilo counter, battlefield, warfare ou GTO com essa tecnologia.

"Na faaaaca....."

"Na faquiiiiinha..."

Fonte: Galileu

Dispositivo simula na pele sensação de levar facada

Criação de japoneses usa vibração para oferecer sensação de perfuraçãopor Redação Galileu

Pontos emitem vibrações que simulam perfuração

Um grupo de pesquisadores da Universidade Electro-Communications, do Japão, criou um dispositivo para que jogadores de videogame sintam os golpes que o personagem sofre no jogo. Através de vibração, o gadget simula a sensação de um objeto que perfura o corpo, e pode oferecer a sensação de levar um tiro ou uma facada.


Dispositivo simula a sensação de ser baleado ou levar uma facada

Os cientistas testaram dois aparelhos emitindo vibrações no começo e no fim de uma mão, e a sensação foi como se uma bola estivesse caindo em linha reta e saindo do outro lado. Isso foi obtido apenas com a alternância de freqüência e intensidade. Os pesquisadores acreditam que com uma potência maior podem conseguir reproduzir a sensação de levar um tiro ou uma facada.

A ideia é estimular dois pontos separados da pele com diferença de vibração entre si. A sensação é de movimento no meio do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário