sexta-feira, 29 de julho de 2011

Confiabilidade x Pane no Sistema Elétrico SP

Como estou um pouco sem tempo...
Estou colocando aqui uma matéria sobre como uma falha causou o desligamento de parte de SP.
Pane em Subestação de Energia Causou Apagão

São Paulo - Um blecaute no começo da noite de ontem deixou 700 mil paulistanos no escuro.
A Eletropaulo informou que o problema foi causado por uma pane na Subestação Milton Fornasaro da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), no Jaguaré, zona oeste.
Moradores de bairros das zona sul e oeste incluindo Jardins, Morumbi, Brooklin, Butantã, Sumaré, Pinheiros, Vila Pompeia, Jaguaré, Lapa e Vila Madalena, começaram a sentir os efeitos do apagão por volta das 19 horas. Osasco, na Região Metropolitana, também ficou sem luz.
Em nota, a Cteep admitiu que, às 19h06, “houve uma ocorrência” em uma das barras de energia que desligou três transformadores, interrompendo parcialmente o fornecimento de energia à Eletropaulo.
“Um dos transformadores foi restabelecido às 19h32, normalizando o abastecimento para a distribuidora. Às 20h15 foi recomposto o segundo transformador, normalizando a condição operacional da subestação.
A companhia está tomando as providências necessárias para recomposição do terceiro transformador e consequente normalização total da subestação”, afirmava a nota. As causas do desligamento estão sendo analisadas pela Cteep.
Mesmo com a normalização parcial, alguns bairros permaneciam às escuras por volta das 21h. Segundo a companhia, essas regiões não tiveram o fornecimento de luz restabelecido porque a distribuidora das subestações menores opera em cadeia e leva tempo para que a energia volte a todos os domicílios.
É o segundo apagão em São Paulo em pouco mais de um mês - o anterior, em 7 de junho, chegou a durar mais de três dias em bairros da Região Metropolitana. Em fevereiro, uma pane na Subestação Bandeirantes da Cteep deixou 627 mil imóveis sem luz na cidade e afetou mais de 2,5 milhões de pessoas.
Até o fim do verão passado, diversos “miniapagões” também foram registrados na cidade. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário