quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tecnologia Totalmente sem Fios !

Incrível como a tecnologia avança sempre a frente da regulação ou das expectativas que temos.
Com essa revolucionária tecnologia, chegamos um pouco mais perto das tecnologias do sonhado filme Minority Report no qual pode-se fazer propaganda em qualquer llugar sem a necessidade de uma infra de alimentação elétrica.
A preocupação passa a ser... se é possível utilizar essa energia invisível neste nível... qual o impacto dela diretamente no nosso corpo? será que os celulares e outras ondas realmente não interferem no organismo humano? Duvido... 

Nova tecnologia Wi-Fi dispensa o uso de baterias


Novidade absorve energia das ondas de rádio presentes no ambiente para funcionar corretamente.
A companhia Renesas Eletronics Corp desenvolveu uma nova técnica capaz de transmitir sinais Wi-Fi e Bluetooth para aparelhos compatíveis dispensando completamente o uso de baterias. A novidade utiliza como fonte de alimentação a eletricidade produzida pelas ondas de rádio presentes no ambiente, fator que amplia as possibilidades de utilização destes tipos de sinais.
Os detalhes técnicos da descoberta estão sendo apresentados pela primeira vez nesta quarta-feira (15 de junho), durante o simpósio VLSI Circuits 2011, evento que ocorre na cidade de Kyoto.
Segundo a fabricante, as aplicações da tecnologia são muito extensas, dando como exemplo uma fita plástica que pode ser colocada na roupa de bebês, transmitindo em tempo real a temperatura corporal do usuário. Outra possibilidade é a criação de pôsteres capazes de enviar conteúdo através de sinais Bluetooth para todos que passam por perto.

Transmissão de dados econômica
Para permitir o envio de dados, a companhia utilizou o seguinte método. Ondas de rádio são transmitidas a partir de um ponto de acesso para dispositivos móveis equipados com um circuito LC ressonante capaz de absorver as informações transmitidas.
Quando o circuito é desligado, o aparelho passa a funcionar como um refletor de ondas de rádio. A capacidade de alternar livremente entre a absorção e reflexão de sinais é o que torna a novidade tão econômica e capaz de dispensar completamente o uso de baterias para funcionar corretamente.
Segundo a Renesas Eletronics Corp, ainda é necessário desenvolver mais a tecnologia antes que ela esteja disponível em larga escala. A expectativa é que os primeiros dispositivos equipados com a novidade comecem a surgir em período aproximado de dois a três anos.

Por: Felipe Gugelmin / Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário