segunda-feira, 2 de abril de 2018

Tecnologia - Inovações e Impactos na Sociedade



Não há como negar que as inovações tecnológicas tem propiciado facilidades e novas opções para o dia-a-dia. No entanto, estamos entrando em um novo contexto na qual a realidade e rotinas poderão ser significativamente impactadas.

Dígno de filmes de ficção científica, inovações tecnológicas relacionadas a vigilância, rastreamento e identificação já permitem que lojas sejam totalmente desasistidas de pessoas (autônomas), caso da nova loja da Amazon inaugurada em janeiro de 2018.

Não muito distante da realidade de reconhecimento pessoal e crédito direto em conta, recursos de reconhecimento e personalização presentes no filme Minority Report (2002) já é realidade. Embora os reconhecimentos ainda não sejam realizados por reconhecimento de retina, a loja autônoma da Amazon realiza identificação do comprador por meio de código de cliente, identifica qualquer retirada de produtos das prateleiras e já realiza o débito de conta virutal do cliente sem precisar fazer checkout em caixa, basta apenas sair da loja.

O mercado de trabalho de lojistas mundial já esta preocupado com as possíveis repercursões futuras no setor para os empregados e redes de alimentação dos estoques.

Outra tecnologia que está para revolucionar o setor de telefonia móvel é a propagação de som através da tela. Aparentemente os maiores fabricantes de celular, na competição para lançar inovações em seus produtos pretendem maximizar suas telas permitindo a reprodução dos audios por tras das telas, notícia polemizada por uma recente patente da microsoft.

Com os grandes avanços da tecnologia, quem dirá que estamos longe das tecnologias lançadas e tão cobiçadas por seriados como Jornada nas Estrelas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário