segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A mesma quantidade de calorias pode engordar menos?

Com todos preocupados atualmente até mesmo com as gramas a mais que comemos... creio que essa seja uma matéria no mínimo curiosa. Eu a extraí do site da Galileu que já tinha inclusive comentários de outros leitores tão interessantes que os trouxe juntos.

Fonte: Galileu

Há calorias que engordam mais e calorias que engordam menos?

Se você já fez dieta, deve ter ouvido: “o que importa é a quantidade de calorias ingeridas contra as gastas pelo corpo”. Mas há outros detalhes na conta. “É diferente ingerir 100 calorias de gorduras e a mesma quantidade vinda de carboidratos”, diz a nutricionista Alessandra Antunes. 

Isso acontece porque nem todas as calorias a mais são absorvidas como gordura. Parte delas é gasta na transformação dos nutrientes em gorduras. 

Se ingerimos um alimento rico em carboidratos, como o pão, ou rico em proteínas, como a carne, a transformação em gordura é trabalhosa, demandando energia (calorias), o que faz com que menos calorias estejam disponíveis para “virar” gordura. 

Já quando consumimos lipídios, que já são gordura e estão mais presentes em alimentos como o chocolate, nosso corpo não precisa gastar tanta energia em um processo de conversão, fazendo com que mais calorias sejam absorvidas e estocadas como gordura. 

Mesmo assim, não é recomendável privilegiar um só tipo de alimento. “A melhor opção para a saúde é a dieta balanceada”, diz. 

Editora Globo

Comentários:

1) Estudo sobre conversão de carboidratos em gordura: LINK

2) Seria muito mais interessante tocar no assunto de efeito térmico da comida. Sabe-se que o corpo gasta até 20% da energia contida na proteína para digerí-la (para carboidratos e gorduras o gasto é mínimo). Ou seja, diminuindo carboidratos e gorduras e aumentar proteína é uma forma segura de aumentar o gasto calórico, mesmo com uma dieta com a mesma quantidade de calorias.

3) O que a nutricionista esqueceu de falar é que, para haver uma transformação significativa de carboidrato em gordura, você precisaria ingerir, apenas em carbo+proteína, mais do que você gasta por dia...e os estoques de glicogênio têm de estar cheios. Isso foi mostrado neste estudo científico: Por exemplo, se o seu gasto calórico é de 2000 kcal e a sua dieta tem 3000 kcal, sendo 800 kcal de gordura e os demais 2200 kcal de carbo+proteína, SE seus estoques de glicogênio estiverem cheios, uma parte das 200 kcal de excesso serão convertidas em gordura. Mesmo considerando que todo esse excesso seria convertivo, ainda é um valor muito menor do que as 800 kcal de gordura, que seriam armazenadas diretamente. Ou seja, realmente haveria uma conversão de carboidrato em gordura, mas o efeito seria mínimo, a não ser que a pessoa seguisse uma dieta com apenas carboidrato e proteína e uma quantidade quase zero de gordura - o que traria uma série de outros problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário