sexta-feira, 26 de abril de 2013

LÍDER MUNDIAL EM ENERGIA EÓLICA. UMA DAS 5 MAIORES EMPRESAS ELÉTRICAS DO MUNDO



A IBERDROLA é o primeiro grupo energético espanhol, uma das cinco maiores companhias elétricas do mundo e líder mundial em Energia eólica. Uma posição que alcançámos graças a um projeto industrial a longo prazo, sólido, rentável e criador de valor, que se apoia numa estratégia de crescimento sustentável e no esforço de uma equipe multicultural de mais de 33.000 pessoas em 40 países, e com 30 milhões de clientes, que trabalham com o objetivo de oferecer a energia mais limpa do planeta.

Após mais de 150 anos de progresso, a Empresa estabeleceu as bases do seu crescimento futuro. Estamos preparados para desempenhar um papel protagonista no novo cenário energético internacional, que enfrenta o desafio de garantir um abastecimento seguro, competitivo e sustentável, onde as tecnologias limpas serão decisivas para lutar contra a alteração climática e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.


Fonte: JE

Brasil puxa redução nos negócios da Iberdrola
Queda no Ebitda foi de 51,6% no Brasil, enquanto que outros países apresentaram crescimento de 10,7% do índice
Os negócios da Iberdrola no Brasil foram um dos principais responsáveis pela queda nos resultados no primeiro trimestre de 2013 da companhia. Somente no país, o Ebitda do período apresentou redução de 51,6%, frente ao crescimento de 10,7% registrado em outras regiões onde a empresa possui ativos. No consolidado do grupo, a redução foi de 3,7%, alcançando 2,2 bilhões de euros.

O lucro líquido do grupo atingiu 878,6 milhões de euros no trimestre, uma redução de 14,1% frente ao registrado no mesmo período de 2012. De acordo com a Iberdrola, os negócios da empresa no Brasil foram afetados principalmente pelas condições climáticas adversas, que despenderam um aumento no custo energético com o despacho térmico, resultando em uma perda de 69 milhões de euros.

No entanto, é esperado que o montante seja recuperado a partir do segundo semestre de 2013 até 2014, pela depreciação do Real em 16%. Além disso, apesar do aumento da energia distribuída pela subsidiária Elektro em 5,4% – da qual detém 100% das ações – o processo do terceiro ciclo de revisão tarifária foi responsável por somar às perdas mais 39 milhões de euros para o grupo espanhol.

Ao resultado negativo, também são atribuídos os novos marcos regulatórios no Reino Unido, e o aumento dos impostos para geração na Espanha. No Reino Unido, o grupo tenta adequar o valor contábil de seus ativos, já tendo aumentado seu gasto operacional em 17 milhões de euros para isso.

A dívida líquida ajustada do grupo no final do primeiro trimestre foi de 27,7 bilhões de euros. Assim, em comparação com o mesmo período do exercício anterior, e dentro do objetivo da empresa em reduzir a divida em 6 bilhões de euros, a queda já chega a 2 bilhões de euros. Mesmo assim, a eficiência operacional aumentou 4,6%, com uma redução nas despesas operacionais líquidas sobre a margem bruta.

Sem esses impactos conjunturais, a Iberdrola estima que a margem bruta de 3,5 bilhões euros alcançadas no trimestre melhoraria em 5,5% impulsionada pela boa evolução dos negócios em energias renováveis, que aumentaram 20,1%, e em geração e comercialização de 11,1%, compensando a redução no desempenho de distribuição de 5,8% influenciado, principalmente, pela queda no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário