quarta-feira, 3 de abril de 2013

Computadorers MUITO Menores

Não se trata da melhor tecnologia para jogos, programas ou então trabalho.
O computador tratado aqui é o computador genético. Mas o que é isso?

A matéria abaixo explica e é bem curioso.

Fonte: Galileu


Pesquisadores criam computador genético
Tecnologia pode controlar células vivas e alterar propriedades de microorganismos

Editora Globo
O transistor é a tecnologia usada desde as antigas válvulas até os modernos microprocessadores como base para a computação. É o componente básico para que a combinação entre silício e eletricidade produza praticamente todos os equipamentos eletrônicos que ninguém mais vive sem: smartphones, computadores, aparelhos de som, TV e tudo que é ligado na tomada ou usa baterias. 


Bioengenheiros da Escola de Medicina de Stanford criaram a versão biológica do transistor, que foi chamado de "transcriptor". Usando DNA e RNA, eles reproduziram dentro de células vivas os princípios da computação, um feito que expande sobremaneira as possibilidades de controle e manipulação de organismos. 

A evolução dessa tecnologia permitirá, por exemplo, introduzir componentes lógicos que produzem enzimas específicas dentro de células cancerosas para conter sua multiplicação. Ou transformar células das folhas de plantas em sensores de mudanças climáticas. "Computadores biológicos podem ser usados para estudar e reprogramar sistemas vivos, monitorar o ambiente e melhorar terapias celulares", disse o PhD Drew Endy, um dos autores do estudo. 

Para reproduzir um sistema computacional completo dentro de organismos, além dos processos lógicos, é preciso também armazenar e transmitir informação, o que serão os próximos passos da pesquisa. Para acelerar a adoção e melhoria desse computador genético, os cientistas colocaram o estudo e seus resultados em domínio público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário