quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pessoas "Super(im)produtivas"

Grande parte das vezes que alguém nos pergunta com que tipo de equipe gostaria de trabalhar, a resposta é muito parecida: profissionais comunicativos, inteligentes, produtivos...

Epa... Como em Post anterior, diversas pessoas acabam por se destacar dentro de seus grupos sociais e profissionais por terem algumas caraterísticas peculiares que são muito valorizadas. No entanto, existem alguns pontos de atenção que estas pessoas "superprodutivas" algumas vezes esquecem e acabam cometendo "pecados" frente às posições alcançadas.

Segue abaixo uma matéria muito interessante sobre alguns destes pontos de atenção:

Fonte: INFO

5 erros das pessoas superprodutivas


São Paulo – Quem tem muito foco e energia para o trabalho e lida com diversas tarefas simultaneamente sabe que produtividade e gestão do tempo são importantes para a carreira. Essas pessoas acabam desenvolvendo hábitos para ajudar na organização, mas desenvolvem, também, vícios e manias típicas de pessoas muito produtivas, mas que minam o seu tempo.
A EXAME.com conversou com o especialista em gestão do tempo Fernando Serra, que é dirigente da área acadêmica da HSM educação, para fazer uma lista com os erros mais comuns cometidos pelas pessoas extremamente produtivas.
1 - Achar que a internet só ajuda
Por mais que mobilidade seja importante, muitas vezes os gadgets atrapalham sua produção no trabalho. “A tecnologia era um meio que acabou, em muitos casos, se tornando um fim”, diz Serra. As interrupções que as notificações do seu celular causam acabam fazendo com que as pessoas percam a concentração – e percam tempo.
E não só tempo no trabalho é desperdiçado, a tecnologia acaba se infiltrando até nos momentos de lazer. “Tecnologia é um instrumento, mas é preciso tomar cuidado”, fala o especialista.
2 - Esticar o tempo no trabalho
Esse é um dos maiores mitos na produtividade: o de que muitas horas trabalhadas equivalem a muito trabalho feito. Não é bem assim. “Primeiro a pessoa tem de dormir. Cada um tem seu horário, mas ao menos umas seis horas por dia. É importante”, determina Serra.
O raciocínio do especialista é bem lógico: quem dorme pouco durante a semana, acaba ficando extremamente improdutivo na sexta-feira. Aí de que adianta passar 12 horas por dia no escritório se, em um ou dois dias na semana, você está tão distraído e cansado que mal consegui trabalhar?
E não é só o sono que é importante: todo mundo precisa de um tempo de reflexão e descanso – independente da atividade (não-profissional) que escolher.
3 - Abusar do multitasking
É bem verdade que não é fácil se concentrar em uma única tarefa. A maioria das pessoas faz ao menos duas coisas ao mesmo tempo (escuta música enquanto trabalha, toca dois projetos ao mesmo tempo ou almoça enquanto lê o jornal, por exemplo). Isso é fato, é comum e não é problemático.
“O problema existe quando a pessoa não percebe que nem toda a tarefa pode ser feita em concomitância com outra, ou não impõe limites para quantas atividades vão ser feitas ao mesmo tempo”, diz Serra. Para ele, quem não tem foco acaba não concluindo (ou concluindo mal) as tarefas que começa.
4 - Não saber delegar
Pessoas superprodutivas têm problemas com isso. Muitos problemas. Quem gosta de trabalhar, assumir responsabilidades e produzir o máximo não raro prefere fazer tudo sozinho, sem delegar tarefas a ninguém. Isso é um problema por vários motivos.
Primeiro é que a maior parte das pessoas depende das tarefas e decisões que você vai tomar e cumprir de maneira solitária. Em segundo lugar, trabalho em grupo faz parte de um escritório e não saber se relacionar é um ponto negativo no seu currículo.
Fernando Serra ainda completa: “As pessoas precisam conhecer suas limitações e perceber que tem coisas que outros colegas poderiam fazer melhor”.
5 - Acreditar que tudo tem de ser começado e terminado rapidamente
“Sem dúvida procrastinar é ruim, mas algumas tarefas não podem ser iniciadas de pronto”, conta Serra. Para ele, as pessoas superprodutivas precisam aprender a priorizar projetos. Além disso, precisam se organizar para as tarefas que, de acordo com o especialista, “têm um timing”.
“Não adianta forçar, alguns projetos têm calendários diferentes e não podem ser iniciados nem terminados de imediato”, diz Serra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário