terça-feira, 8 de maio de 2012

Impacto da Informática no Meio Ambiente

Embora não acreditemos que nossas iterações com a internet causem impactos ambientais significativos, uma pesquisa mostra que até uma simples pesquisa no Google causa um impacto considerável.

Levando em conta que estas procuras devem ser multiplicadas por milhões de pessoas que acessam a internet hoje em dia, podemos começar a considerar um impacto relativamente alto das empresas de internet.

Leia a matéria abaixo da fonte: Galileu e surpreenda-se com os "NOSSOS" impactos ambientais:



O impacto ambiental de suas buscas no Google

Cada vez que você acessa a internet servidores enormes são acionados – e eles gastam muita energia. Veja números

Editora Globo
Cada pesquisa contribui para a emissão de gases nocivos na atmosfera 
Sabe quando você está sem nada pra fazer, acessa a internet e começa a pesquisar os resultados para seu nome? Para o nome do chefe? E quando a brincadeira perde a graça passa a buscar “vídeo fofo de gato” ou “Denver, o cachorro arrependido”? Pois saiba que cada uma dessas pesquisas está contribuindo para as mudanças climáticas.
Isso porque quanto mais usamos a rede, mais servidores são necessários para guardar e transmitir os dados que acessamos – e a cada operação, eles gastam uma boa quantidade de energia. E a energia nem sempre é uma alternativa limpa, causando emissões de gases poluentes e causadores de mudanças climáticas.
Uma simples busca no Google por “Para a nossa alegria”, por exemplo, causa uma emissão equivalente a mover um carro por cerca de dez centímetros. 15mil buscas equivalem as mesmas emissões da produção de um hambúrguer. Ok, parece pouco. Mas imagine que, no mundo, são feitas cerca de 3bilhões de buscas por dia (segundo o qSearch, instrumento de métricas online americano). Isso faz com que, cada ano, o Google produza 260mil quilos de CO2. E, a cada mês, a empresa gasta 3,9 milhões de kW/h, o suficiente para lavar 5milhões de “maquinadas” de roupa suja.
E não podemos esquecer que a internet não se limita ao Google. Em 2005, os EUA tinham 10,3 milhões de servidores. E esses servidores consumiram energia suficiente naquele ano para abastecer por dois meses o Reino Unido inteiro. Um único spam produz 0,3 gramas de CO2. Mas, anualmente, 62 trilhões de spams são enviados, produzindo emissões equivalentes a 1,6 milhões de carro circulando pela Terra.
E esses são os dados de hoje, com 2,3 bilhões de usuários na internet. Até 2017, estima-se que todo o planeta estará conectado. E a quantidade de servidores e de buscas irá aumentar exponencialmente.
A boa nova é que o crescimento de usuários e da energia consumida pelos servidores da internet não é diretamente proporcional. Ao mesmo tempo em que o tráfico da internet, de 2000 para 2012, cresceu 32milhões por cento, o consumo de eletricidade para esse fim aumentou apenas 200%.
E vale lembrar que a forma como usamos a internet hoje não tem apenas um lado ruim para a natureza. Por exemplo, ao fazer o download de um CD em vez de comprar o disco “físico”, você está fazendo opção que produz até 80% a menos de emissões de CO2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário