sexta-feira, 4 de março de 2011

Ressaca... Com o que?

Nos meus últimos tempos tenho saído um "pouquinho" mais que estava acostumado e andando com quem ando,   as bebidas foram as mais variadas.

Muito comenta-se a famosa questão da ressaca no dia seguinte. Alguns dizem que é uma bebida, outros dizem que é outra, outros que é a mistura que os fazem passar mal.

No entanto, após algumas pesquisas entrou-se em um consenso de que beber muita água e ingerir alimentos ricos em glicose são essenciais para aliviar este "pequeno" incômodo do dia seguinte.

Sei que a bebida que cada um de nós bebe é uma questão de gosto... uns preferem o whiskie, outros preferem a vodka, outros a cachaça mesmo ou a tequila ou a cerva ou o vinho.... Enfim... todos que consomem alguma bebida alcóolica tem uma preferência... Mas.... qual delas causa a PIOR RESSACA no dia seguinte?

Após alguns meses saindo e tomando algumas, deparei-me com uma pesquisa publicada na Galileu... solução dos questionamentos... pode ser que seja verdade.. ou não... no entanto... é uma resposta.

Segue a matéria abaixo:

"Que bebida causa a pior ressaca?
Resposta: Por ordem decrescente: conhaque, vinho tinto, uísque, vodca, gim, álcool puro, cerveja. As três primeiras estão na categoria de bebidas que, ao serem metabolizadas em nosso corpo, podem formar uma substância muito tóxica chamada formaldeído, que em altas quantidades pode provocar cegueira e até a morte.

Daniel Almeida
Já a vodca e o gim são feitas à base de álcool (etanol) puro. Metabolizadas, elas formam o acetaldeído, que agride as mucosas intestinais, provocam desidratação e dor de cabeça — o conjunto de sintomas conhecidos como ressaca — mas de forma mais branda que as bebidas escuras.

"A cerveja, por conter mais água, causa uma ressaca mais branda em comparação com outras bebidas alcoólicas", afirma o médico fisiologista Renato Romani, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mas, em grandes quantidades, também deixa aquele gosto de cabo de guarda-chuva. "


Evidentemente existem polêmicas quanto a quantidade de cada uma e tudo mais...

Todo caso... Just FYI ! 

Sds

Nenhum comentário:

Postar um comentário