terça-feira, 15 de março de 2011

Dormir x Descansar x Aprender

Atualmente tenho conseguido a tal "proeza" de dormir em todos os lugares que passo...

Depois do futebol...

Depois do Churrasco..

Depois de uma (ou duas...) cervejinhas...

No carro como passageiro...

No Ônibus sentado... de pé...

Mas porque tanto sono?

Provavelmente porque tenho causado grande desgaste com um regime de atividades físicas bem intensa.

Mas será que é só isso? 

Na verdade não... com o mestrado... surgem trabalhos a serem feitos... papers a serem lidos... conteúdos de livros a serem assimilados...
Além disso, surgem mais e mais palestras informativas no dia a dia do trabalho... informações úteis e algumas inúteis ao longo das conversas do dia...

E para assimilar todos essas informações e fornecer energia a todas as células do meu corpo...nada melhor que um bom cochilo ao longo do dia.
Após ler a matéria publicada na Galileu abaixo, decidi ir com um pouco mais de calma... em todos os sentido... ;)

"Cochilo durante a tarde aumenta capacidade de aprendizado

Hora de descanso melhora coordenação motora e capacidade de atenção, segundo pesquisa

Se depois do almoço você fica com aquela vontade de tirar um cochilo, vá em frente. Segundo uma pesquisa publicada na edição de março da revista científica Current Biology, dormir durante a tarde aumenta a capacidade de aprendizado das pessoas.

Editora Globo

Cochilo durante a tarde ajuda na concentração e coordenação motora

Pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram o comportamento de 44 estudantes universitários em dois períodos diferentes do dia - ao meio-dia e por volta de 18h. Metade do grupo poderia cochilar das 14h às 15h40 e a outra metade do grupo ficou acordada durante o dia inteiro.

Os universitários eram testados nos dois horários pré-determinados - 12h e 18h - e deveriam realizar testes de memória, teste de atenção e de coordenação motora. O grupo que tirava um cochilo durante a tarde conseguiu realizar as tarefas com muito mais qualidade, durante o teste das 18h, do que o grupo que não dormiu ao longo do dia.

Embora os resultados sugerem que um cochilo no meio da tarde melhora o aprendizado, é provável que os cientistas ainda terão de realizar mais pesquisas para desvendar os motivos que causam o aumento na capacidade das pessoas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário